ANTROPOCUZO

On View: Jul Jul 18–25, 2024
Curated by: Diretor Prof. Nilton Gamba Junior PUC-Rio & Alcinda Saphira

A exposição ANTROPOCRUZO documenta a repercussão de um artefato ancestral dos povos originários brasileiros (Manto Tupinambá) em um desfile de carnaval no Rio de Janeiro (Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio) a partir da perspectiva de um método de memória e difusão chamado Design de Histórias. Em 2024, os carnavalescos da Grande Rio (Leonardo Bora e Gabriel Haddad) levam à avenida o enredo “Nosso Destino É Ser Onça”. Guiados pela narrativa mítica do livro do escritor Alberto Mussa, eles propõem uma reflexão sobre o simbolismo da onça na cena artístico-cultural brasileira, abordando temas como antropofagia e encantamento e partindo da força desse imaginário nos povos indígenas.

A PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de Artes e Design), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Belas Artes) e o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Belford Roxo) vêm realizando essa parceria entre instituições de ensino e o GRES Acadêmicos da Grande Rio. Essa parceria visa ampliar a integração entre o processo criativo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades e escolas técnicas.

Agora, a Galeria Saphira & Ventura e o NYICAS trazem essa exposição para Nova York em parceria com o Consulado Brasileiro em Nova York.

Antropocruzo reinterpreta o conceito de antropofagia, tão importante para a história da cultura e dos confrontos políticos em relação ao colonialismo. Em um país marcado pela desigualdade e por ações coloniais e neocoloniais violentas, devorar influências (antropofagia) não é tão simples. Local e globalmente, a desigualdade é um alerta para a reflexão sobre cultura, diálogos ou visões mais ingênuas da antropofagia. Assim, revisitando essa metáfora do modernismo brasileiro, associamos o radical ao conceito de Cruzo (cruzes) nas obras de Simas e Rufino. “A cruz não propõe o aniquilamento de nenhum conhecimento, incluindo o canônico, mas assume o desafio de encantá-los no cruzamento onde o ser está disposto a enfrentar a incompletude de praticar o mundo.” (Luiz Antonio Simas). Antropocruzo é uma exposição que narra uma manifestação cultural que levanta essas questões históricas de forma mais contemporânea.

A relevância de uma exposição como essa em 2024 se deve a vários fatores. Em 2024, finalmente, o manto Tupinambá retornará ao Brasil após seu longo exílio na Dinamarca. O manto original do período colonial está agora em museus pela Europa! Em 2024, também celebraremos o 30º aniversário do primeiro programa de pós-graduação em Design na América Latina – exatamente o programa de uma das instituições de ensino deste projeto (PUC-Rio). Em 2024, as instituições de ensino celebram meio século de parceria com o GRES Grande Rio. Foi também o ano do desfile do GRES Acadêmicos da Grande Rio cujo tema foi uma lenda sobre a aldeia Tupinambá e o MOMA está realizando uma exposição sobre design na América Latina nesse período.

Assim, a exposição apresenta a cultura Tupinambá, a cultura do carnaval carioca, a relevância da pesquisa em Design no país e no continente, as poderosas relações entre diferentes manifestações culturais. O projeto também aborda a relação entre instituições de ensino e pesquisa e as ideias de: materialização cruzada, Cruzo e Encruzilhada – como a própria definição dessa cultura para si e para o mundo.

A exposição é uma instalação de vídeo interativa com imagens, vídeos e sons de todo o processo. Além de um documentário que narra todo o projeto e a exposição da fantasia e de uma alegoria do carro alegórico do desfile.

PROGRAMAÇÃO       

17/07 – (5:30pm – 7:30pm) – Preview para convidados

18/07 – (08:30am – 10:30am) – Café da manhã com Câmara do Comércio

MESA: Indústria criativa, carnaval e formação nas instituições de ensino.

Palestrantes: Leonardo Bora, Gamba Junior e Luiz Novaes. Mediadora: Gabriela Gusmão

Leonardo Bora: Indústria criativa e o desfile das Escolas de Samba

Gamba Junior: Design de Histórias e a Indústria criativa

Luiza Novaes: 30 anos de Pós-graduação em Design: ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento.

18/07 – (6pm – 9pm) – Abertura da Exposição Antropocruzo

VERNISSAGE

19/07 – (6pm – 9pm) – Mesa Redonda na Galeria Saphira & Ventura

MESA: Antropocruzo – povos originários, manifestações da cultura popular, ética e política social.

Palestrantes: Leonardo Bora, Gamba Junior Mediadora: Kallie Dias

Leonardo Bora: Meu destino é ser Onça – Desfile da GRES Acadêmicos do Grande Rio de 2024.

Gamba Junior: Oficinas de Carnaval e Antropocruzo.

João Bonelli: Interação: entre o artesanal e o digital, a exposição como rito.

20/07 – (6pm – 9pm) – Mesa Redonda e lançamento de livro no NYICAS

MESA: 30 anos de pesquisa em Design na América Latina

Palestrantes: Cecilia Loschiavo, Luiza Novaes e Gabriela Gusmão. Mediador: Gamba Junior

Cecilia Loschiavo: Design na América Latina

Luiza Novaes: PUC-Rio, primeiro Programa de Pós-Graduação em Design na América Latina

Gabriela Gusmão: Rua dos Inventos e a autora, aluna, pesquisadora, artista e professora.

NOITE DE AUTÓGRAFOS: Livro Rua dos Inventos


Créditos @RIOCARNAVAL
Sem-Título-3

MINI BIOGRAFIAS

Leonardo Augusto Bora é doutor e mestre em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ; bacharel em Direito pela UFPR; e licenciado em Letras pela PUC-PR.  É professor adjunto de Fundamentos da Cultura Literária Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ; e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ. Foi professor substituto dos cursos de Produção Cultural da UFF e Artes Cênicas (Cenografia e Indumentária)da EBA-UFRJ. É carnavalesco, ao lado de Gabriel Haddad, do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

Kallie Dias, é mestranda no Programa de Pós- Graduação em Design, na linha de Comunicação, Cultura e Artes pela PUC-Rio. Graduada em Design com ênfase em Comunicação Visual e Domínio Adicional (minor degree) em Empreendedorismo, ambos pela PUC-Rio. Integrante do grupo de estudo GANDHIS – Grupo de Artes, Narrativa e Design de Histórias realizado pelo DHIS – Laboratório de Design de Histórias do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, desde 2022, primeiro como Bolsista CNPq em iniciação científica e agora como mestranda. Como integrante do DHIS, trabalha nas áreas de carnaval, cultura popular e narrativas, contribui com registros na área de investigação dos festejos culturais para o audiovisual e ajudou na organização e produção de eventos, oficinas, documentários e entre outros. Faz parte de um coletivo de artistas mulheres chamado Pressa Press. 

Gabriela Gusmão é artista brasileira, nascida em 1973, autora dos livros Rua dos Inventos – Invention Street (2002-2004), Vírgula no Infinito – Comma in the Infinite (2011), colaboradora no livro Janelas Abertas – Opened Windows(2023). Seu trabalho flerta com o inabarcável através de diversos meios de experimentação, incluindo escultura, vídeo, fotografia, pintura, desenho, gravura, performance e intervenção. Participou de residências artísticas e expôs seu trabalho em exposições coletivas e individuais no Brasil, Egito, Portugal, Romênia, Espanha, França, Itália, EUA, Chipre, Inglaterra, Alemanha e Holanda. Possui mestrado pela FAU-USP, MFA pela Plymouth University com o Transart Institute e leciona no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio desde 2007, onde atualmente desenvolve estudos de doutorado.

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos – filósofa, professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Estética pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Autora de diversos livros, entre eles “Móvel Moderno no Brasil”. 

Gamba Junior – Diretor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Coordenador do DHIS – Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual, mestrado em Design e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica). Atualmente é professor associado do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, Design e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, mídia, pós-modernidade, tecnologias, artes performativas. Membro fundador da Cia. Nós Nos Nós de circo-teatro onde atuou como diretor, autor, acrobata e ator. Coordena dois grupos de pesquisa no diretório do CNPq: GANDHIS (Grupo de Arte Narrativa e Design de Histórias) e REDE MOTIRÔ.

Luiza Novaes – Possui Bacharelado em Comunicação Visual (1976) e em Desenho Industrial (1977) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Licenciatura em Educação Artística (1981) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestrado em Photography and Related Media (1994) pela School of Visual Arts, NY, USA e Doutorado em Design (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do Quadro Principal do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas e abordagens: animação, educação, museologia, saúde, experiências interativas, multimodalidade, multissensorialidade, processos colaborativos, processos experimentais, design participativo, metodologia e projeto. É líder de dois grupos de pesquisa, certificados pela PUC-Rio e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: “Experiências e Ambientes Interativos” e “Interfaces Físicas Experimentais”. Criou e coordena o Laboratório Experiências e Ambientes Interativos – EAI, vinculado ao PPGDesign PUC-Rio. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Book Launch

In 2024, Rua dos Inventos – Invention Street celebrates 20 years of it ‘s bilingual version. Brazilian artist Gabriela Gusmão, the book author, will be in New York for the launch of Invention Street, the art of survival – Rua dos Inventos, a arte da sobrevivência. 

Saphira & Ventura Gallery and PUC-Rio invite you for the launch and seminar at July 20th, from 6pm to 9pm, during the season of ANTROPOCRUZO, Design de Histórias: from the Tupinambá Mantle to the Carnival Parade’. This exhibition reinterprets anthropophagy and explores an indigenous Brazilian legend adapted for the samba school parade of GRES Acadêmicos da Grande Rio. ‘ANTROPOCRUZO’ celebrates thirty years of the first Design Postgraduate Program in Latin America and is an interactive video installation in New York which delves into the concept of anthropophagy and the Tupinambá culture, highlighted by Sacred Cloak from the Grande Rio parade.

The exhibition examines the cultural significance of the Rio Carnival, the importance of design research, and the dynamic interplay of cultural expressions. Curated by Prof. Nilton G. Gamba Junior (PUC-Rio) and Alcinda Saphira, the exhibition documents a five-year partnership between GRES Grande Rio, The Lab. Dhis/PUC-Rio, EBA/UFRJ e Instituto Federal/Campus Belford Roxo. ANTROPOCRUZO exhibition, which will be on from July 18th to 25th at our gallery. We also invite the public for the breakfast seminar on “Impact Investing in Brazil’s Creative Economy” at the Brazilian-American Chamber of Commerce. 

Registration for the breakfast is open on the website: https://brazilcham.com/event/impact-investing-in-brazils-creative-economy/

FICHA TÉCNICA

ANTROPROCRUZO, EXPOSIÇÃO

CRIAÇÃO: Dhis (Laboratório de Design de Histórias da PUC-Rio)

REALIZAÇÃO: Dhis e Saphira & Ventura Gallery

CONTEÚDOS: PUC-Rio (Departamento de Artes e Design), UFRJ (Escola de Belas Artes) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Belford Roxo)

REALIZAÇÃO: LIS (Laboratório de Imagem e Som), LIFE (Laboratório de Interfaces físicas Experimentais), Prelo (Laboratório de Experimentos Gráficos), LAMP (Laboratório de Modelos e Protótipos), Met (Laboratório de Materiais e Experimentos Têxteis). 

APOIO: Museu da Pessoa, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, NYCAS, Consulado Geral do Brasil em Nova York, CNPQ, CAPES, 

PROJETOS: 30 anos do Programa de Pós-graduação da PUC-Rio e Oficina de Carnaval da Grande Rio.

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO GERAL: Gamba Junior

CARNAVALESCOS DA GRANDE RIO: Leonardo Bora e Gabriel Haddad

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Gabriela Gusmão

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Kallie Dias

CURADORIA SAPHIRA & VENTURA: Alcinda Saphira

PROFESSORES DA OFICINA DE CARNAVAL DA GRANDE RIO: Desirée Bastos, Flávio Sabrá, André Wonder  e Gamba Junior

SUPERVISORES DE PROJETOS

30 ANOS PPGDESIGN: Luiza Novaes

FLUXOS: Gilberto Mendes

MESAS REDONDAS:

PALESTRANTES: Leonardo Bora, Gamba Junior, Luiz Novaes, Cecília Loschiavo e Gabriela Gusmão

MEDIADORES: Kallie Dias, Gamba Junior e Gabriela Gusmão

SUPERVISORES DE LABORATÓRIOS

LIS: Eliane Garcia / PRELO: Gilberto Mendes / LIFE: João Bonelli / LAMP: Gabriela Vaccari / MET: Claudia Vianna

INSTALAÇÃO 1 – VÍDEO DOCUMENTÁRIO

DIREÇÃO E ESCALETA: Gamba Junior, Kallie Dias e Juliana Ramos

PESQUISA: Kallie Dias (Mestrado) e Juliana Ramos

ROTEIRO, EDIÇÃO E PÓS EDIÇÃO: Juliana Ramos

SUPERVISÃO: Eliane Garcia

REGISTROS NO BARRACÃO: Emanuel Carlos, Gamba Junior, Kallie Dias, Gabriela Gusmão, Nara Morais, Amanda Dahan

REGISTRO NO DESFILE: Fernanda de Morais e Desirée Bastos

REGISTROS NO ESTÚDIO: Emanuel Carlos e Juliana Ramos

ENTREVISTADOS: Leonardo Bora, Gamba Junior, Desireé Bastos, Fabio Sabrá, Kallie Dias, Priscila Andrade, Fernanda de Morais, Célia Tupinambá, Aline Sousa e Gilberto Mendes

MISSÃO NA ALDEIA TUPINAMBÁ

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Fernanda Morais

ROTEIRO DE GRAVAÇÃO: Priscila Andrade

EQUIPE: Priscila Andrade, Fernanda Morais, Flávio Godinho e Rodrigo Serpa

REGISTROS: Priscila Andrade, Fernanda Morais e Rodrigo Serpa

PARCERIA: UFRB, Dhis, Prelo e LIS

INSTALAÇÃO 2 – VÍDEO INTERATIVO ANTROPOCRUZO

VÍDEO

DIREÇÃO E ROTEIRO: Gamba Junior

PESQUISA: Emanuel Carlos (Mestrado)

ESCALETA: Priscila Andrade, Fernanda de Morais e Emanuel

EDIÇÃO E PÓS-EDIÇÃO: Rogério Farner

REGISTROS NA ALDEIA TUPINAMBÁ: Priscila Andrade, Fernanda Morais e Rodrigo Serpa

REGISTROS NO BARRACÃO: Emanuel Carlos, Gamba Junior, Kallie Dias, Gabriela Gusmão, Nara Morais, Amanda Dahan e Allexia Galvão

REGISTRO NO DESFILE: Fernanda Morais e  Desirée Bastos 

INTERAÇÃO

COORDENAÇÃO: João Bonelli

EQUIPE: João Bonelli,  Isabela Zamith, Emanuel Carlos, Vicente Barros e Humberto Barros.

PARCERIA: Dhis, LIFE, LIS e LAMP

INSTALAÇÃO 3 – MANTO TUPINAMBÁ

MANTO FÍSICO

COORDENAÇÃO: Vicente Barros 

EQUIPE: Kallie Dias, Emanuel Carlos, Nara Morais, Paulão, Rodrigo Medeiros, Gilberto Mendes, Gamba Junior, Desirée Bastos, Humberto Barros

INTERAÇÃO

COORDENAÇÃO: João Bonelli

EQUIPE: João Bonelli,  Isabela Zamith, Emanuel Carlos, Gamba Junior, Vicente Barros e Humberto Barros.

PARCERIA: Dhis, LIFE, MET e Prelo

INSTALAÇÃO 4 – TECIDOS MULTISENSORIAIS

ARTEFATO

CRIAÇÃO E COORDENAÇÃO: Nara Morais (PIBIC)

ORIENTAÇÃO: Gamba Junior e João Bonelli 

INTERAÇÃO

COORDENAÇÃO: João Bonelli

EQUIPE: João Bonelli,  Isabela Zamith, Emanuel Carlos, Gamba Junior, Desireé Bastos e Humberto Barros.

PARCERIA: Dhis, LIS, MET, Lamp e Prelo

INSTALAÇÃO 5 – INFOGRAFIA

ARTEFATO

CRIAÇÃO E COORDENAÇÃO: Amanda Dahan (PIBIC)

ORIENTAÇÃO: Gamba Junior

PARCERIA: Dhis, Met, Lamp e Prelo

INSTALAÇÃO 6 – FLUXOS

ARTEFATO

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: Aline Sousa

SUPERVISÃO: Gilberto Mendes

PESQUISA INICIAL: Leonardo Amaral, Thiago Mendes 

VÍDEO (A FAZER?)

ESCALETA: Gamba Junior

PESQUISA: Aline Sousa

EDIÇÃO E PÓS EDIÇÃO: Emanuel Carlos

PARCERIA: Dhis, LIS e Prelo

EMBALAGEM PARA TRANSPORTE

CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO: Felipe Cunha e Hana Marins

PARCERIA: Dhis, MET e Prelo

MONTAGEM NY

VÍDEO: Rogério Farner e João Bonelli

SENSORES: João Bonelli

ARTEFATOS: Gabriela Gusmão, Kallie Dias e Gamba Junior

OFICINA DE CARNAVAL DA GRANDE RIO 2024

COORDENAÇÃO GERAL: Desirée Bastos

CARNAVALESCOS DA GRANDE RIO: Leonardo Bora e Gabriel Haddad

REALIZAÇÃO: GRES Acadêmicos da PUC-Rio (Departamento de Artes e Design), UFRJ (Escola de Belas Artes), Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Belford Roxo).

PROFESSORES COORDENADORES: Desirée Bastos, Fábio Sabrá, André Wonder e Gamba Junior

CONSULTORIA BOTÂNICA: Jakeline Prata e Thalis Lima (Departamento de Biologia)

PESQUISA DE DESIDRATAÇÃO E CONSERVAÇÃO: Gilberto Mendes, Aline Sousa, Eric Ermel, Nathan Farbiarz e Thiago Mendes

RECICLAGEM DE MATERIAIS: Gilberto Mendes, Aline Sousa e Maria Luiza Soares

OFICINAS

COORDENADORES 

MAQUIAGEM: Flávio Sabrá, André Wonder e Leonardo de Jesus

MÁSCARA: Kallie Dias e Tona

MANTO: Desirée Bastos 

PESQUISA: Kallie (Mestrado)

EQUIPE DE APOIO DHIS: Nara Morais, Amanda Dahan, Fernanda Morais, Priscila Andrade, Lilly, Humberto Barros, Marcely Soares, Vicente Barros, Gabriela Gusmão, Emanuel Carlos e Allexia Galvão

AGRADECIMENTOS:

Christiane Valente
Chrystiane Oliveira
Mônica Pinho
Patricia Lane Rodrigues
Verônica Paiva
Rodrigo Medeiros
Romário Cesar de Souza
Jullyane Pereira de Lima

Need help?

Contact us and talk to a specialist!